terça-feira, 8 de junho de 2010

BUSCANDO TRABALHO SOCIAL

Ainda no dia 25 participei de uma reunião com a Secretaria da Assistência Social, Lurian Cordeiro Lula da Silva, a secretaria adjunta Célia Hinkel, o Diretor Presidente da FUCAS Aparício José Mafra Neto e sua equipe. O objetivo desta reunião é trazer para São José o trabalho social que a Fundação CASAN – FUCAS desenvolve em diversos municípios. Durante alguns anos, a FUCAS atuou de forma tímida na área da assistência social. A partir de 2002/2003, com a adoção de um novo modelo de gestão a instituição começa a delinear e a vivenciar uma nova forma de atuação social, totalmente voltada a segmentos sociais de baixa renda da Região de Florianópolis. Atualmente, a FUCAS gerencia dois Programas de Assistência Social:

a) o Programa Campeões nas Quadras e na Vida que oferece a essas comunidades serviços de: assistência social, psicoterapia, fonoaudiologia e acompanhamento pedagógico. Diariamente são oferecidas quatro refeições (lanches, almoço e janta) aos adolescentes que participam de uma série de atividades sócio-educativas organizadas em quatro Projetos Sociais - Esporte Cidadão, Cultura e Arte, Caixa Digital e Movimento e Saúde. Tem como parceiros - Comitê para a Democratização da Informática - CDI e Unimed;

b) Programa de Capacitação, voltado profissionalização de jovens e adultos bem como de dirigentes e gestores de organizações do terceiro setor. Os dois Programas atendem diariamente em torno de 520 pessoas – adolescentes jovens e adultos.

O primeiro passo para esta parceria já foi dado no município. Servidores da FUCAS e da Secretária de Assistência Social iniciarão diagnostico social para verificar a viabilidade de implantação dos projetos nas comunidades de nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário