quarta-feira, 30 de setembro de 2009

VISITAS




Na terça-feira (29) visitei os seguintes colégios em São José:
- Coleginho São José, onde fui recepcionada pelos diretores Luiz Carlos e Marli;
- Escola Vida e Arte, onde fui recebida pela diretora Fabiula, e
- CPD Primeiros Degraus, onde falei com a diretora Margarete da Silva Fernandes.

SESSÃO 28 DE SETEMBRO

Na sessão de segunda-feira (28) apresentei os seguintes assuntos:
1 – Ofícios que enviei ao Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Sr. Valter José Gallina, solicitando: permanência do BOPE em São José, reforma do colégio Francisco Tolentino, instalação de câmeras de vigilância nos bairros Kobrasol e Campinas e retorno do laboratório da Cidasc para exames de anemia eqüina para nosso município.

2 – Indicação para criação da “Campanha Sinal de Vida, pela paz no trânsito”, voltada a preservação da vida dos pedestres em nosso município. “Atravessar uma rua movimentada virou um teste de coragem. Os motoristas não respeitam os pedestres. A pressa e a falta de responsabilidade imperam. O art. 70, do código de trânsito brasileiro determina: “os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para este fim terão prioridade de passagem”. Por outro lado, os motoristas reclamam como saber a hora que o pedestre vai atravessar as faixas. Brasília lançou uma campanha interessante e que trouxe resultados expressivos. Houve uma conscientização nas escolas, nos bairros, na TV, nos jornais e outdoor. A identificação da campanha é uma mão branca aberta. Ao entrar na faixa de pedestre, levantamos a mão, em sinal de vida, para sinalizar ao motorista que iremos atravessar. Acreditamos que com esta conscientização, os motoristas observaram e respeitaram a faixa de forma espontânea, sem sinal vermelho, sem sinais de trânsito e sem controle eletrônico. A faixa de pedestre é uma experiência de respeito à vida e à cidadania, uma valorização concreta do ser humano”.

3 – Ofícios que enviei ao Delegado da Central de Polícia de São José Dr. Rodolfo Serafim Cabral e ao Ten. Cel. Cléres Alberto Steffens, comandante do 7º Batalhão da Policia Militar, solicitando um encontro com os demais vereadores e esse comando para exporem os parâmetros do Plano de Combate a Criminalidade no município de São José.

APOIO INICIATIVA VEREADOR GERALDO SWIECH

Estou apoiando a iniciativa do vereador Geraldo Swiech, de solicitar a Senadora Ideli Salvatti que interceda junto à SENASP à aquisição dos seguintes veículos, para melhorar os serviços de segurança do município de São José:
* 12 viaturas para policiamento de Rádio Patrulha;
* 02 micro ônibus para transporte da tropa;
* 06 motos;
* 02 viaturas tipo furgão/utilitário para barreiras policiais de trânsito;
* 02 veículos para o serviço de inteligência.

ATENDIMENTO A CLIENTES USUÁRIOS NAS AGÊNCIAS ESTABELECIDAS EM SÃO JOSÉ

No dia 23 deste mês juntamente com os vereadores Lédio Coelho, Mari Vieira e Edson Luiz Vicente, protocolei Projeto de Lei Ordinária nº 197/2009 que ALTERA E ACRESCENTA ARTIGOS A LEI Nº 4.006, DE 01 DE SETEMBRO DE 2003, QUE DISPÕE SOBRE O ATENDIMENTO A CLIENTES E PÚBLICO USUÁRIO NAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS ESTABELECIDAS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ. O projeto entende que o tempo razoável para atendimento é de no máximo 20 (vinte) minutos em dias normais e até 30 (trinta) minutos em dias de pico, que são considerados entre 1º e o 10º dia útil do mês.

DOAÇÃO ESPECIAL


Na quinta-feira (17) estive no bairro José Nitro doando uma cadeira de rodas ao menino Lucas José Ferreira de 12 anos. Nesta doação tive o apoio de alguns empresários da cidade.

ARTESANATO SOLIDÁRIO


No dia 16 de setembro visitei o grupo de amigas que está realizando um trabalho voluntário, para ajudar as Entidades Filantrópicas do município de São José. As peças de artesanato feitas pelos grupos serão usadas em bingos beneficentes que terão sua renda revertida para as entidades filantrópicas que vão ser escolhidas por cada grupo.

RESULTADO PESQUISA VIOLÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR

A pedido do meu gabinete a câmara municipal de São José realizou uma enquete no site www.cmsj.sc.gov.br com o tema “Violência no espaço escolar”. A pesquisa foi realizada entre os dias 18 de agosto e 13 de setembro. A pergunta: Como você considera a segurança nas escolas públicas de São José, teve 141 visitantes que votaram da seguinte forma:
Boa – 6 votos (4 %)
Regular – 24 votos (17%)
Ruim – 111 votos (79%)

PROJETO HORA DO CONTO NO JARDIM ZANELATTO


No dia 16 de setembro o projeto "HORA DO CONTO ITINERANTE", esteve no bairro Jardim Zanelatto. Novamente o evento contou com a participação da comunidade.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

OPORTUNIDADES

Estão disponíveis as seguintes vagas de emprego e concursos:
- McDonald´s oferece 100 vagas para atendente na Grande Florianópolis – Os candidatos devem cursar ou já ter concluído o Ensino Médio, não precisa experiência e ter entre 17 e 22 anos. Fazer cadastro no site
www.mcdonalds.com.br seção trabalhe conosco ou comparecer com currículo no restaurante da Rua Trajano e procurar o gerente de plantão.
- Vagas de atendente de farmácia, operador de caixa, auxiliar de padaria, repositor de loja, entre outras. Cadastro no site
www.kzconsultoria.com ou levar currículo na Av. Lédio João Martins, 935 – sala 302 – Kobrasol.

- Comprefort tem vagas de repositor de loja, fiscal de loja, operador de caixa, departamento de cartões e açougueiro. Ligar para 3203-2631 ou 3203-2634.

- Talentos Humanos tem vagas de vendedor, técnico em informática, atendente para lavanderia, auxiliar de serviços gerais, promotor de vendas, secretária executiva e projetista em AutoCAD. Interessados enviar currículo
vagas@thempregos.com.br ou ligar 3035-3709.

- IBGE abriu inscrições para concurso público que prevê 33 mil vagas temporárias para trabalhar no Censo 2010. Informações 0800-7218181 ou no site
www.cesgranrio.org.br.

- Prorrogada inscrição para cargo temporário da Secretaria da Segurança Pública até 30 de setembro. Inscrições no site
www.pm.sc.gov.br.

- A Receita Federal divulgou edital para realizar concurso com 450 vagas. Inscrições no site
www.esaf.fazenda.gov.br a partir do dia 28 de setembro.
- Assistente administrativo/financeiro, consultor de vendas, recepcionista para clínica médica, babá, gerente área, assistente suprimentos, camareira, auxiliar contábil, televendas e controle de estoque. Interessados mandar currículo curriculos@valorhumanoconsultoria.com.br

MAIS ESCOLAS

Hoje (23), visitei o Colégio Meridiano, onde fui recebida pela diretora Maria de Lourdes Vieira Taborda e no colégio Expressão fui recebida pela diretora Cleusa.

COMISSÃO DEBATE AUXÍLIO FUNERAL

Na segunda-feira (21), estive presente na reunião da Comissão de Educação e Cultura, Saúde, Assistência Social e Defesa do Consumidor e Secretaria Municipal de Ação Social. O objetivo foi discutir o Projeto de Lei 041/2009 que estabelece a prestação de serviços funerários em São José. Hoje, o benefício do auxílio funeral é repassado em dinheiro para quem busca o benefício após a realização do serviço. Com a aprovação do projeto de lei, o beneficiário irá receber a urna funeral e não mais a quantia em espécie. As funerárias que tem a concessão não poderão mais exigir cheques caução, apenas a declaração de isento da família beneficiada.

MÃOS EM AÇÃO NA ORIONFLORES




Nos dias 19 e 20 de setembro, aconteceu no Salão de Eventos da Orionópolis, a 19ª edição da Orionflores. Nesta edição junto com o vereador Lédio Coelho adotei a barraca da pipoca e colocamos nossos assessores trabalhando para ajudar a entidade, com o Projeto Mãos em Ação. A participação de todos foi um sucesso. Esta iniciativa mostra a credibilidade no trabalho realizado pela Orionópolis.

LANÇAMENTO JORNAL NOTÍCIAS DO DIA EM SÃO JOSÉ

Na sexta-feira (18)participei do coquetel de lançamento do jornal Notícias do Dia – São José, evento que mobilizou empresários e políticos da cidade. "Um município que é a quarta economia do Estado, com uma classe empresarial e política atuante e um povo guerreiro dará um casamento perfeito com um jornal de credibilidade, como o Notícias do Dia.”

REUNIÃO DOS BANCOS


No dia 14 de setembro participei da reunião com os representantes dos Bancos com agências em São José e ficou acordado que o tempo de espera nas filas para atendimento será de 20 minutos no dias normais e 30 minutos nos dias de pico. Estas medidas serão aplicadas imediatamente e no prazo de 120 dias serão adotadas senhas com data e hora da entrada do cliente no banco.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

CONCURSO PÚBLICO SAÚDE

Vão até dia 21 de setembro as inscrições para o concurso público na área de saúde da prefeitura de Palhoça. Informações e inscrições no site: http://pmpsaude.fepese.ufsc.br.

REUNIÃO COM VALTER GALLINA


No dia 18 deste mês participei, juntamente com nosso prefeito Djalma Berger, de uma reunião com o Sr. Valter Gallina, Secretário do Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, onde solicitei apoio nos seguintes assuntos:

- Implantação de um laboratório da CIDASC em nosso município para realização de exame de anemia eqüina;

- Instalação de câmeras de vigilância nos moldes da capital em nosso município;

- Ampliação e reforma da Escola de Educação Básica Francisco Tolentino;

- Permanência do Batalhão de Operações Especiais da Polícia - BOPE em São José.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

MAIS VISITAS


Hoje dia 17 visitei a Henri Wallon Educação Infantil, que fica no bairro Kobrasol, onde fui recebida pela Sra. Fabiana Rocha e o Sr. Ramon.

CRIAÇÃO DE SOFTWARES DE FILTRAGEM

Também nesta semana fiz indicação ao Prefeito e a Secretária de Educação, para que tomem providência no sentido de que sejam criados softwares de filtragem e adoção de medidas proibitivas de acesso a sites de sexo, drogas, pornografia e pedofilia nos computadores da rede pública do município. Esta indicação tem o intuito de evitar o acesso a sites inadequados para crianças menores de 14 anos. Hoje a internet é ferramenta indispensável à sociedade moderna. Tanto para profissionais, quanto para estudantes, ela facilita pesquisas, contatos, etc. Entretanto, juntamente com esses aspectos positivos, surgem outros, a reclamar a intervenção do Poder Público, de forma a preservar o bem comum e os interesses dos usuários desses serviços, especialmente os menores de idade. O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de sites dedicados a pornografia infantil. Estima-se que em 2005, o mercado da pedofilia já auferia 10 bilhões de dólares, Portanto, o que sustenta esta prática execrável, é a questão econômica, pois se tem quem produz o material, tem o mercado consumidor. Neste sentido é importante que se tome atitudes que possam evitar ao máximo o acesso a estes sites e criar formas de identificar os usuários, começando pelas nossas escolas.

RETORNO DO “PROJETO ESTUDOS PARALELOS” A ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO JOSÉ

Fiz indicação ao Prefeito e a Secretária de Educação para que seja oferecido novamente o “Projeto Estudos Paralelos” à alunos da rede municipal de ensino de São José, iniciado em agosto de 2007. Este projeto acontecia no contra turno e era proporcionado a alunos dos anos iniciais (antes 1ª a 4ª série, hoje com a implantação do Ensino Fundamental de 9 anos 1º ao 5º ano) e tivemos resultados significativos. Um indicador de como o resultado deste projeto foi positivo é o IDEB – Índice de Desenvolvimento de Educação Básica, que avalia o desempenho escolar de todos os alunos do Brasil. Baseado nos índices observados de 2005 projetou metas a serem cumpridas até 2021, que serão avaliadas a cada 2 anos. Um exemplo em São José: Os alunos dos anos iniciais da rede municipal de ensino obtiveram, em 2005, nota 4,0, a meta projetada para 2007. As metas projetadas são: 2007 = 4, 2009=4,4, 2011=4,8, 2013=5,1, 2017=5,6, 2019=5,9 e 2021=6,2. A nota 6,0 é um índice aceitável nos melhores sistemas de ensino do mundo, por isso a meta do Brasil em alcançar em 16 anos esta média. “Pensando em oferecer uma educação diferenciada, implantamos o “Projeto estudos paralelos”, mais conhecido como reforço escolar e atingimos no final do ano letivo de 2007 a meta estabelecida para o final do ano letivo de 2009 – média 4,4. Nosso esforço juntamente com todos os educadores da rede, pais e alunos, não deixa dúvidas da importância que se retome este projeto. Conhecedora da sensibilidade do Prefeito e da Secretária de Educação não tem dúvida do retorno imediato deste projeto na rede municipal de São José.”

BOLSA DE ESTUDO PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR

Também fiz indicação ao Prefeito, a Secretária de Educação, a Reitora da USJ e ao Secretário da Receita, propondo alteração da Lei 4.426/2006, que autoriza o chefe do executivo a celebrar convênio com as escolas particulares e filantrópicas do município, através da compensação tributária por prestação de serviços educacionais a alunos oriundos da rede pública municipal (bolsa de estudos), na Educação Básica (Ed. Infantil, ensino fundamental e médio), para retornar as bolsas de estudo para a Educação Superior do município de São José. A lei 4.110/2004 já possibilitava estas bolsas, porém em 13/01/2006 a Lei 4.426 excluiu esta oportunidade aos alunos do município que queriam ingressar na universidade. “Sabemos que somente a USJ não atende as diversas áreas de conhecimento, precisamos oportunizar aos jovens josefenses outros cursos universitários. Hoje ninguém mais tem dúvidas de que a Educação é o motor para o desenvolvimento de uma nação. Qualquer setor produtivo do mundo só vai prosperar com pessoas qualificadas, o que passa necessariamente pela formação escolar. Todos precisam fazer sua parte para aumentarmos as oportunidades de inserção de jovens capacitados no mercado de trabalho.”

PLANO DE CARREIRA PARA PROFESSORES DE ARTESANATO

No dia de ontem fiz indicação ao Prefeito, ao Secretário de Administração e a Secretária de Educação que solicite a comissão designada para estudos e elaboração do Plano de Carreira dos servidores do quadro civil da Prefeitura de São José que contemple os ocupantes de cargos de professor de artesanato com o benefício da Progressão Funcional. A Lei 4422/2006, que dispõe sobre o Plano de cargos, carreiras e remuneração do magistério público do município de São José, veda a promoção destes profissionais. Um erro que cometemos a época, pois atualmente, estes servidores são os únicos que não são beneficiados com uma progressão funcional vertical. “Precisamos e devemos reparar esta divida que temos com os professores de artesanato da rede municipal de ensino de São José.”

CARREIRA FUNCIONAL PARA MOTORISTAS DE ÔNIBUS E MICROÔNIBUS E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DA PREFEITURA DE SÃO JOSÉ

A lei nº 3895/2002, criou cargos de provimento efetivo para Motorista de Ônibus e Microônibus e Técnico Administrativo. Esta Lei alterou a Lei 2123/90, que normatiza regime jurídico único, cria cargos, fixa salário e gratificações dos servidores municipais de São José. Porém, estes cargos não foram acrescidos no quadro de pessoal da administração direta, que possibilita a progressão funcional destes servidores. Estou encaminhando ao Prefeito e ao Secretário da Administração, proposta de Lei que assegura aos atuais ocupantes destes cargos o benefício da Progressão Funcional Horizontal, com promoção a cada 3 anos de tempo de serviço, num percentual de 5% a cada referência. São aproximadamente 15 motoristas e 40 técnicos que estão trabalhando há 7 anos e deixando de receber 10 % sobre seus vencimentos, por isso a necessidade da legislação retroagir a data da admissão. “Atendendo os anseios destas categorias e o princípio da isonomia salarial, acredito que será analisado pelo executivo e retornará para apreciação desta Casa Legislativa.”

POR AI NAS ESCOLAS




Também neste dia estive no Centro de Educação Escolar Kobrasol, onde fui recebida pela diretora Lúcia e no Colégio Atual falando com a diretora Liziane Silveira Ghedine.

COLÉGIO VISÃO




No dia 16 de setembro visitei o Colégio Visão dos bairros Campinas e Kobrasol, onde fui recepcionada pelas diretoras Daniele Claumann e Maria Cristina de Morais.

VISITA A LAGOA DE ESTABILIZAÇÃO DE POTECAS

No dia 14 de setembro juntamente com representantes da CASAN, membros da Comissão Temporária de Vistoria, visitei as obras da Lagoa de Estabilização de Potecas, onde constatei que as obras estão atrasadas em virtudes das chuvas que assolam nosso estado e que o prazo de conclusão ficou prorrogado para mais 90 dias. A terraplanagem que já estava concluída precisou ser refeita em decorrência das chuvas, tendo sido realizado novamente a drenagem no terreno. Mesmo com atrasos 50 % da obra esta concluído. A manta de PVC que será utilizada é importada do Japão e já foi realizada a compra. Foi necessária a realização de Aditivo no Contrato da Obra devido ao surgimento de situações não previstas inicialmente e será necessário realizar licitação para os serviços de proteção de segurança das margens do rio Forquilhas. A próxima visita ficou marcada para o dia 19 de outubro.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

VAGAS DE EMPREGO E ESTÁGIO

Várias oportunidades de emprego estão em aberto:

1 – Concurso para área de saúde do município de Palhoça. São 176 vagas. Inscrições podem ser efetuadas nos sites www.pmpsaude.fepese.ufsc.br e
www.palhoca.sc.gov.br até 21 de setembro.

2 – O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) está selecionando candidatos para 2.839 vagas de estágio em todo o país. Há oportunidades para estudantes do ensino médio, técnico e superior, período matutino e noturno. As bolsas variam de R$ 300,00 a R$ 1.465,00. Interessados cadastrar-se no site
www.nube.com.br.

3 – A partir de desta segunda-feira a prefeitura de Florianópolis está contratando professores substitutos em serviço de caráter temporário para o magistério. Serão aceitas inscrições nas áreas de artes cênicas, artes plásticas e música, bem como reserva técnica para as áreas de português e inglês.

4 – O grupo Koerich está selecionando colaboradores para as vagas de vendedor e caixas. Interessados devem enviar currículo para currículo@koerich.com.br.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

INDICAÇÕES EDUCAÇÃO


Também no dia de ontem fui pessoalmente entregar a Secretária de Educação, Rosa Maria Schmidt, as indicações que fiz no dia 08 de setembro, para implantação de Centros de Educação Infantil e Escolas de Ensino Fundamental, nos bairros do Zanellato, Horto Florestal, Picadas do Norte, Forquilhas e Ponta de Baixo. Também manifestei a secretária minha preocupação com os índices de violência dentro dos espaços escolares, levantados através de uma enquete feita no site da câmara municipal. Em virtude deste resultado pretendo apresentar um Projeto de Lei que Institui medidas de prevenção à violência contra educadores da rede municipal de São José. Aproveitando a oportunidade, que estava acompanhada pelo Sr. Paulo Vitorino Silva, presidente a Associação de Moradores AMAKOBRASOL, reivindiquei que nas futuras instalações do Centro Administrativo da USJ, que deverá ser no terreno ao lado do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo, seja disponibilizado uma sala para a sede da Associação dos Moradores e implantado uma biblioteca pública municipal.


CONTINUAM VISITAS AS ESCOLAS


Dando continuidade a iniciativa de visitar todas as escolas particulares do município para colocar o gabinete a disposição das mesmas e assim integrar a comunidade e legislativo, no dia de ontem , visitei o Colégio Dom Jaime, onde fui recebida pelo Diretor Hélio W. Coelho e também o Colégio Gardner, onde conversei com a diretora Administrativa Nadir Junckes da Silva, ambos no bairro Kobrasol.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

AGRADECIMENTO AO SECRETÁRIO SANDERSON




E por fim usei a tribuna para agradecer ao Secretário Sanderson, pelo pronto atendimento nos serviços de melhoria da Rua Acelino Pereira, no bairro Arruda, que foi um pedido meu para ajudar a comunidade.

AGRADECIMENTO AO CORONEL EDSON

Aproveitando meu espaço agradeci ao Coronel Edson, Secretário da Segurança e Defesa Social e Transito do município, que garantiu que no novo espaço da Secretaria, será colocada a disposição sala para 11 Conseg´s, atendendo minha indicação e dos demais vereadores.

BOLSA DE ESTUDO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ainda na sessão do dia 08 de setembro usei a tribuna para divulgar o programa de Bolsas de Estudo nas Escolas Particulares de São José, para Educação Infantil e Ensino Fundamental, através da Lei 4.110, de 06 de janeiro de 2004. As inscrições vão de 08 de setembro à 08 de outubro de 2009. E devem ser feitas as 14 as 17h, no conselho municipal de Educação de São José – COMESJ, na Rua Koesa, 305 – 1 º andar – Kobrasol.

INDICAÇÕES

Na sessão do dia 08 de setembro usei a tribuna para falar dos ofícios que encaminhei ao nosso prefeito indicando:
- Construção de um CEI no Zanellato, onde existe só o CEI Renascer Espírita que atende 60 crianças e tem mais 120 crianças na lista de espera.
- Construção de um CEI no Horto Florestal – Foi recebido um abaixo-assinado da comunidade que tem mais de 100 crianças de 0 a 5 anos aguardando atendimento.
- Construção de um CEI e um Posto de Saúde em Picadas do Norte, próximo a Lagoa de Estabilização, onde residem aproximadamente 2000 famílias.
- Transformar a Escola E. F. Forquilhas, próximo Toca Bola, em um CEI. Este pedido foi junto com abaixo-assinado com mais de 600 assinaturas pedindo atendimento de crianças de 0 a 5 anos.
- Construção de uma Escola de Ensino Fundamental no final da Ponta de Baixo. Todos pensam que não existe naquela localidade gente que precise do atendimento de uma escola pública e gratuita. Hoje, aproximadamente 100 crianças que moram nesta localidade estudam em Palhoça e não podem receber bolsa Família, porque não estudam no município onde moram.

DESFILE CÍVICO MUNICIPAL


No dia 05 de setembro compareci ao desfile cívico municipal que este ano tem o tema “De São José para o mundo: um apelo à paz”

PLANEJAMENTO FAMILIAR

Preocupada com o crescimento populacional da cidade de São José que no censo do IBGE, em 2000, tinha 173.559 habitantes e no censo deste ano já conta com 201.746 habitantes, iniciei um ciclo de palestras em todos os bairros de São José, sobre “Planejamento Familiar”. Nossa cidade, que aumentou 28.187 novos moradores em 9 anos, numa média de 3.131 pessoas a mais a cada ano, precisa de um Programa de Planejamento Familiar que oriente nossos jovens e casais. “Queremos uma cidade que cresça de forma ordenada e que possa oferecer todos os serviços públicos essenciais e com qualidade à sua população”. A primeira palestra será hoje dia 09 de setembro a partir das 19h30mim na Associação dos Moradores do Bairro José Nitro. PARTICIPE!

MAIS HORA DO CONTO




No dia 02 de setembro o Projeto Hora do Conto, esteve no Morar Bem, onde a participação da comunidade foi fantástica. O próximo encontro será dia 16 de setembro a partir das 14h no bairro Jardim Zanelatto.

INICIA PROJETO HORA DO CONTO




Como já foi anunciado em maio do corrente ano, no mês de agosto o meu gabinete, iniciou o projeto "HORA DO CONTO ITINERANTE". Educadoras vão semanalmente aos bairros do município com o objetivo de estimular o hábito da leitura, com contação de histórias, teatro de fantoche e peças de teatro. O público alvo deste Projeto são as crianças e adolescentes em período extra-classe. O objetivo geral do projeto é formar futuros leitores, pois é através da educação que iremos transformar nossa sociedade. O acesso a uma educação de qualidade é a maior oportunidade para acabarmos com as desigualdades sociais. O projeto teve sua primeira edição nos dias 19 e 26 de agosto, no bairro José Nitro.

EXAME DE ANEMIA INFECCIOSA EQUINA - CIDASC


No dia 03 de setembro me reuni com o Sr. Édio Schweitzer, diretor Administrativo do MTG-SC (Movimento Tradicionalista Gaúcho), para dar meu apoio ao pedido já feito em 28 de maio para a diretoria da CIDASC para estudar a viabilidade de aumentar a validade dos exames de detecção da Anemia Infecciosa Eqüina, que é uma doença incurável causada por um vírus, com as mesmas características do vírus que no ser humano provoca a AIDS, de 60 para 180 dias. O vírus, uma vez instalado no organismo do animal, nele permanece por toda a vida mesmo quando não manifestar sintomas. Ainda não é bem conhecido qualquer tratamento eficaz. Aumentar a resistência do animal, desintoxicar o fígado e fortalecer o coração, intensificar o metabolismo. Existem estudos recentes, mas por enquanto o animal que apresentar Teste de Coggins positivo deve ser sacrificado, o que aconteceu com os dois animais infectados em nosso município recentemente. A execução é determinada pela CIDASC. Mediante estes acontecimentos e por não termos em nossa cidade um laboratório para fazer estes exames, eu contando com o apoio da diretoria do MTG, pretendo iniciar uma mobilização para a instalação de um laboratório em nosso município, que além de ter uma população eqüina significativa tem o CTG que realiza o maior rodeio do estado.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

OPORTUNIDADES DE EMPREGO

A CRECHE E ORFANATO VINDE A MIM AS CRIANCINHAS, localizada em São José, está recebendo currículos de profissionais para concorrer às vagas de:
- Monitora, para trabalhar em sistema de plantão de 12x36 horas com remuneração de R$ 700,00;
- Agentes comunitários (Plantão 12X36 horas) com remuneração de R$ 700,00 e
- Diretor técnico com experiência comprovada com dependentes químicos, carga horário 44 horas, salário de 1.700,00.
Interessados enviar currículo e carta de apresentação para
CVM@floripa.com.br. Informações (48) 3246-1153.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

VAGAS DE ESTÁGIO

Cerca de 600 vagas de estágio estão sendo oferecidas em todo o estado pelo Instituto Euvaldo Lodi. Para se candidatar é necessário que o estudante tenha no mínimo 16 anos de idade e esteja regularmente matriculado em uma instituição de ensino, além de comprovar frequência. Os interessados devem fazer o cadastro pelo telefone (48) 3231-4636 ou no site www.estagioresponsavel.org.br

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

VIOLÊNCIA URBANA


No dia 02 de setembro me reuni com Excelentíssimo Dr. Marcelo Carlin, Juiz de Direito da 1ª Vara Criminal de São José, com o objetivo de discutir medidas que poderão diminuir os índices alarmantes de violência urbana que afligem a população do município, bem como medidas de prevenção.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

VISITA AO CENTRO DE EDUCAÇÃO ALEGRIA E CIA


Ainda no dia 01 de setembro estive no Centro de Educação Alegria e Cia, onde fui recebida pela diretora Ana Lucia Lobo.

VISITA AO C.E. SONHO DE CRISTAL

No mesmo dia visitei o C.E. Sonho de Cristal, representado pela diretora Maria Aparecida Nunes e Assessor Walmiro Livramento.

VISITA COLÉGIO LIDERANÇA


Continuando minhas visitas as escolas particulares do município de São José para colocar o gabinete a disposição das mesmas e assim integrar a comunidade e legislativo, visitei no dia 01 de setembro o Colégio Liderança, em Campinas, onde fui recebida pela Diretora Geral Marlene Jochen e a Coordenadora Pedagógica Janistela Jochen.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

EMENDAS SUGERIDAS NO PPA


RELAÇÃO DE EMENDAS PPA 2010 A 2013 PL 158/2009 - GVMH

1 - Implantação de 3 Unidades Escolares: Lisboa, Ponta de Baixo e Arruda
2 - Implantação de 3 quadras: Solemar, Mª Hortência e Araucária
3 - Ampliação de 2 Centros Educacionais Municipais: José Nitro e Solemar
4 - Implantação de 15 Centros de Educação Infantil: Lisboa, Serraria, Sertão, Kobrasol, Cristo Rei, Araucária, Bela Vista, Zanelatto, Barreiros, Horto, Forquilhas, Floresta, Procasa, Campinas e Ceniro Martins
5 - Implantação de 4 escolas profissionais: Zanelatto, Forquilhas, Bela Vista e Picadas do Sul
6 - Aquisição de ônibus para transporte escolar
7 - Plantão Escolar período de férias - CEIs
8 - Projetos Educacionais - EF
9 - Saúde do Escolar - Ensino Fundamental e Educação Infantil
10 - Sede para USJ
11 - Reforma do campo de futebol do Forquilhão
12 - Implantação de ginásio no CEM Santa Ana
13 - Programa saúde bucal
14 - Postos de Saúde abertos 24 horas e finais de semana sendo 1 por Distrito
15 - Implantação de laboratórios municipais em Serraria, Barreiros, Policlínica de Campinas, Fazenda e Forquilhinhas
16 - Implantação de Posto de Saúde no São Luiz e Ceniro Martins
17 -Implantação de câmeras de vigilância para monitoramento
18 - Programa 1º emprego
19 -Implantação de Bibliotecas Municipais sendo 1 por Distrito
20 - Implantação de queimador de gases na Lagoa de Estabilização de Potecas em beneficio da comunidade local









PPA

Nas Sessões Ordinárias e Extraordinárias do dia 31 de agosto do corrente ano a Comissão de Finanças e Orçamento, da qual sou relatora, após discussão e deliberação em Plenário, aprovou o texto original do Projeto de Lei 158/2009, que dispõe sobre o PPA de autoria do executivo, acrescentando todas as emendas aditivas apresentadas por mim sendo estas aprovadas e acatadas por 09 (nove) votos favoráveis e 02 (duas) abstenções. O PPA 2010/2013 tem 14 (quatorze) programas de governo, distribuídos em 340 (duzentas e quarenta) ações de planejamentos e a meta de arrecadação é de R$ 2.200.821.156,00.